Bahia reforça política de doação e transplante de órgãos, diz Rui

Rui Costa
Carla Ornelas/GOVBA

Assunto importante para salvar vidas, a doação de órgãos é um dos destaques do programa Digaí, Governador! desta semana, na qual está sendo fortalecida a política estadual de incentivo para que os baianos façam a adesão à iniciativa e reforcem a realização de transplantes. “Muitas das pessoas que hoje vivem de transfusão de sangue, vivem de medicamentos, uma vez fazendo o transplante, vão mudar completamente a qualidade de vida que elas têm”, afirma o governador Rui Costa.

Também esta semana, a Bahia aderiu à Década Internacional Afrodescendente, instituída pela ONU – outro tema abordado por Rui nesta edição. O programa multimídia traz ainda informações sobre a agenda do governador no interior do Estado.

Geração de empregoRui afirma que sua agenda de trabalho mobiliza a sociedade para superar esse momento difícil da economia. “Eu aprendi que economia tem tudo a ver com otimismo, com decisão de trabalhar, de fazer investimentos, e quanto mais a gente se empenhar, trabalhar, se dedicar, e apontar o horizonte de possibilidade para o nosso povo, nós vamos superar rapidamente a crise”.

Segundo Rui, ele construiu uma agenda positiva para combater a crise. “Em breve viajo, agora no mês de outubro, para a Europa, para fazer vários contatos com empresários, com investidores internacionais que sinalizaram que têm interesse na Bahia. Então, nós vamos lá firmar compromissos, estimular para que esses empresários venham, e nós possamos continuar a fazer a Bahia crescer e gerar emprego”.

Doação de órgãosSobre as doações de órgãos, Rui informa que são dois movimentos. “O primeiro é de motivar que as pessoas façam a sua doação, ou seja, que assumam que, em caso de óbito de um ente seu, vão doar os órgãos, e a outra medida é incentivar, apoiar os grupos de medicina, as instituições, para que realizem transplante em nosso Estado”.

Para o governador, estimulando a doação de órgãos e incentivando que os profissionais de saúde realizem mais transplantes, a Bahia vai se tornar destaque, melhorar a qualidade e dar maior expectativa de vida a milhares de pessoas.

Década Internacional AfrodescendenteRui disse que recebeu, nesta segunda-feira (21), a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, para assinar o decreto de adesão e um convênio na área de Educação, para intercâmbio de professores com Moçambique.

“A Bahia, evidente que se incorpora e forma um grupo de trabalho, coordenado pela secretária [de Promoção da Igualdade Racial] [Vera] Lúcia [Barbosa] e a partir de agora, [vai] articular ações que envolvam todas as secretarias, ou seja, o caráter transversal, para que nós possamos consolidar e efetivar políticas, ações, de inclusão social, ações de promoção à igualdade racial, de afirmação da cultura afrodescendente em nosso Estado”, avalia.

Agenda no interiorSobre sua agenda, Rui informa que, esta semana, entrega um sistema de abastecimento de água no Litoral Norte, na cidade de Esplanada, e no sábado vai a Casa Nova, na região de Juazeiro, inaugurar mais um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida. Ele também vai participar de um encontro do segmento da Construção Civil. “Durante a semana nós estaremos recebendo, recepcionando um grande encontro da indústria da construção civil, que vai ocorrer aqui na Bahia, e nós esperamos um debate que possa possibilitar não só o fortalecimento da indústria e da geração de emprego, como também de mais investimentos no nosso Estado”.

Esta edição foi transmitida ao vivo pelo periscope, ferramenta do Twitter que permite a transmissão ao vivo de vídeo.

Todos podem participar do Digaí, Governador! na página da Secom. Os cidadãos podem fazer críticas, sugestões e apresentar ideias. O programa Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328.